Mato Grosso, Ter�a-Feira, 21 de Maio de 2024     
Novo Portal
MEC seleciona professores para corrigir redação do Enem
ENEM
MEC seleciona professores para corrigir redação do Enem
13/11/2009 08:54:27
por Coordenadoria de Comunicação Social

Brasília - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), está cadastrando professores de língua portuguesa para corrigir as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do próximo domingo (15), na página eletrônica www.enem.inep.gov.br/redacao.

Não poderá se inscrever aquele que tiver cônjuge, filho, dependente legal ou qualquer outro parente de primeiro grau inscrito no Enem 2009. A seleção será feita pelo Cespe com base nos dados fornecidos. Após a seleção preliminar, os inscritos deverão encaminhar cópias de documentos comprobatórios, como diploma reconhecido pelo MEC e comprovante de regência emitido pela instituição de ensino em que leciona ou lecionou.

A intenção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), órgão responsável pelo Enem, é ter um banco unificado de corretores de redação com cinco mil professores cadastrados. Esses corretores passarão por treinamento que será feito pelo Cespe. Já estão marcados treinamentos em Brasília (dia 8 de dezembro), Rio de Janeiro (10 de dezembro) e Fortaleza (11 de dezembro).

O sistema de corretores está estruturado com um coordenador nacional e 180 supervisores. A cada supervisor estarão vinculados 28 corretores. Esse banco possibilitará agilidade na correção da redação do Enem.

Como é feita a correção– Todas as redações são levadas para Brasília onde são escaneadas com um código para posterior identificação, já que o cabeçalho, com a identificação do aluno, não é escaneado. Cada supervisor recebe, via internet, determinado número de redações, e as repassa para seus corretores.

Cada redação é repassada a dois corretores – nunca ligados ao mesmo supervisor. Após a correção, o sistema apura, automaticamente, aquelas que têm notas discrepantes. Essas redações são enviadas a um terceiro corretor – que não sabe as notas dadas anteriormente e não sabe também que está fazendo uma revisão. A nota final dessa redação será a dada pelo terceiro corretor. É considerada com nota discrepante aquela redação que, numa escala de 0 a 10, teve avaliação com diferença igual ou maior que 5 pontos.

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24689 | Impressões: 142715
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada